hoje vamos abordar um tema que causou algumas injurias no nosso pimentão. Primeiramente, começamos a observar incidências de folhas jovens encarquilhadas e baixo vigor das plantas e logo suspeitamos da presença de acaros, que a principio foram erroneamente identificados como microacaros. Afim de termos a correta identificação, uma folha jovem e com injurias foi levada ao Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa, onde foi analisada com o auxilio de lupas e constatou-se que se tratava de acaro branco, devido aos sintomas apresentadas. É valido lembrar que o acaro ataca a folha e depois parte para a próxima planta, por isso já não havia presença do aracnídeo ali.
Plantas com sintomas de ataque de ácaro branco no cultivo em ambiente protegido.
O controle preventivo é sempre muito importante principalmente para pragas já comuns para a cultura em questão. Para o combate do ácaro branco, foi recomendado o uso de Vertimec 18EC , um acaricida e inseticida a base de abamectina, com período de carência de 7 dias e de reentrada de 12 horas. A camada cerosa da folha de pimentão muitas vezes dificulta a ação do defensivo, por isso há a necessidade de se adicionar um espalhante adesivo ou óleo mineral na calda. É importante lembrar que o óleo mineral também possui ação acaricida, porém quando usado em altas temperaturas pode queimar a folha, por isso no inverno sua concentração deve ser de 3% e no verão de 1,5%.
Essa foi um pouco da nossa experiência com pragas agrícolas na cultura do pimentão. Se você tiver alguma outra experiência, duvidas ou até mesmo sugestões, não hesite em comentar!
Contamos com a sua participação!
Até a próxima.
aqui na Bahia ta tendo muito acaro branco
ReplyDeleteTenho uma pequena cultura de pimenteiras que estou prestes a desistir dela por conta dos ácaros, já tentei calda de fumo, bordalesa e neem. Nada funcionou. Gostaria de manter como cultura orgânica.
ReplyDeleteQueria sabe como conbate o ácaro no pimentão quando está com as folhas enrugadas
ReplyDelete