Olá amigos!
Finalmente chegou o momento de nossas mudas conhecerem seu habitat definitivo!
Trinta dias após a semeadura as mudas já se apresentavam com 3-4 folhas definitivas, então decidimos que era o momento de levá-las para o campo.
Plantas no dia do transplantio
As plantas foram transplantadas no espaçamento 1 x 0,3 m seguindo-se as recomendações para as cultivares e aproveitando o espaçamento entre furos da fita gotejadora.
Dica importante: No momento do transplantio, é importante que o coleto da muda não esteja em contato com excesso de solo, afim de se evitar o surgimento de doenças. Em geral, as solanáceas são facilmente estimuladas a lançar raízes adventíceas, o que é vantajoso em alguns casos, como o do tomate por exemplo. Mas se tratando do pimentão, esse desenvolvimento é danoso, uma vez que o número de raízes que se desenvolvem acabam por não justificar as lesões causadas, que servem de porta de entrada para agentes patogênicos. A umidade do solo, quando em contato com o coleto da planta estimula o desenvolvimento de raízes adventícias, aí está o motivo de se evitar o "chegamento de terra ao pé da planta", hábito de muitos agricultores.
Plantio
Após o plantio, foi aplicada uma lâmina d'água apenas para a manutenção da umidade do solo e para evitar que a planta sofresse com a brusca mudança de ambiente.
Qualquer dúvida, deixe um comentário, ficaremos contente em poder ajudar!
Até a próxima.
No comments:
Post a Comment