Segue mais um post sobre as atividades realizadas a campo.
O ambiente protegido em que estamos trabalhando possui cerca de 300 m², e a área destinada ao pimentão corresponde a 4 linhas de 7 metros cada, espaçadas em 1 metro, o que equivale a cerca de 30 m² (somando-se bordaduras). A produtividade esperada é de 3 a 4 kg/planta, aproximadamente 100 ton/ha.
Para fins de interpretação de análise de solo e cálculos de adubação utilizamos as informações contidas no livro Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais - 5ª Aproximação. Foram verificados que os níveis de fósforo estavam baixos e os de potássio estavam médios, tendo assim que utilizar 600 kg/ha de P2O5 e 80 kg/ha de K2O, acrescentados de 40 kg/ha de N, sempre misturados da menor quantidade para a maior. Em se tratando de micronutrientes, foi adicionado Borax (11% de B) na dose de 1 kg/ha de B.
Adubos utilizados (Uréia, Super simples, Cloreto de potássio e Bórax)
A adubação foi feita nos sulcos de plantio abertos com cerca de 20 cm de profundidade. além dos fertilizantes químicos foram acrescentados nos sulcos de plantio cerca de 14 Kg/ha de composto orgânico. A mistura foi incorporada e os sulcos fechados, para que o plantio fosse realizado na semana seguinte.
Distribuição dos adubos
Incorporação dos adubos e fechamento dos sulcos
Fertirrigação de arranque
Visto que as mudas de pimentão apresentavam crescimento lento, foi preparada e aplicada uma solução com 30 g de MAP em 2 Litros de água de forma a nutrir a muda com fósforo e nitrogênio.
Ainda no mesmo dia, foram montadas as fitas gotejadoras do sistema de irrigação. Os gotejadores estão distribuídos pela fita a cada 30 cm, sendo um gotejador para cada planta.
Ajuste das fitas gotejadoras
Qualquer dúvida, entre em contato nos comentários!
Até a próxima!
No comments:
Post a Comment